Quobly nomeia o seu Conselho Científico Consultivo
GRENOBLE, França, 21 de maio de 2024 /PRNewswire/ -- A Quobly, uma empresa quântica francesa proeminente, revelou o seu Conselho Científico Consultivo, assinalando um passo significativo no processo de redução do risco de industrialização do seu processador quântico baseado em qubits de spin de silício.
Composto por especialistas internacionais de renome na área da investigação e tecnologias quânticas, o conselho fornecerá uma orientação científica valiosa. Os membros incluem:
- Bich-Yen Nguyen, Membro da Soitec, conhecida pela sua liderança no desenvolvimento de tecnologias SOI para aplicações Analógicas/RF Digitais/Misturadas. Com um currículo admirável na Freescale/Motorola, foi distinguida com títulos de prestígio como «Dan Noble Fellow» e «National Women in Technology Lifetime Achievement Award» As suas contribuições geraram mais de mil milhões de dólares em receitas, com um registo prolífico de patentes e publicações superior a 200 e 350, respetivamente.
- Daniel Loss, Professor de Física Teórica na Universidade de Basileia, Suíça, é um pioneiro em qubits de spin e computação quântica. O seu trabalho inovador, com mais de 550 publicações, fundou o setor dos qubits de spin, tornando-o um académico altamente conceituado e conferindo-lhe distinções como o Prémio Marcel Benoist, a medalha Blaise Pascal e o Prémio Internacional de Ciência Rei Faisal. Fundou e lidera o Centro de Computação Quântica de Basileia (QC2).
- Min-Hsiu Hsieh, Diretor do Centro de Investigação em Computação Quântica da Hon Hai (Foxconn) em Taiwan, tem estado à frente da investigação pioneira em computação quântica há 20 anos. Com uma vasta experiência em instituições de renome como a Universidade de Tecnologia de Sydney e a Universidade de Cambridge, as suas contribuições para a informação e computação quânticas são muito valorizadas.
- Seigo Tarucha, um físico de renome, lidera um laboratório de investigação de Sistemas Funcionais Quânticos no Centro RIKEN para a Ciência da Matéria Emergente e um laboratório de investigação de Dispositivos de Informação Quântica de Semicondutores no Centro RIKEN para a Computação Quântica. Com conquistas notáveis em computação quântica baseada em spin, recebeu numerosos prémios e bolsas de estudo de prestígio.
- Yasser Omar, doutorado em Informação Quântica em Oxford, lidera o Grupo de Física da Informação e Tecnologias Quânticas do IST, da Universidade de Lisboa. O seu foco na computação quântica, redes e energia tecnológica, juntamente com os seus papéis fundamentais na Quantum Flagship e na Iniciativa de Tecnologia Quântica do CERN, fazem dele uma adição valiosa ao conselho.
«O nosso Conselho Científico Consultivo será fundamental para concretizar a nossa visão - fabricar um processador quântico escalável com capacidades de computação quântica expansivas», comentou Maud Vinet, CEO da Quobly. «A Quobly utilizará os seus conhecimentos para promover a inovação e acelerar o nosso progresso, não só ao nível dos qubits, mas também no desenvolvimento de tecnologias, algoritmos, cenários de utilização e aptidão para a indústria.»
Contato: [email protected]
Logotipo - https://mma.prnewswire.com/media/2417237/1_Quobly_Logo.jpg
Partilhar este artigo